Don't Hesitate!!!!

terça-feira, agosto 20, 2013

Minhas plantinhas

O primeiro post tinha que ser sobre elas, sim pois foi delas que veio o incentivo para criar este blog.

Eu não imaginava que eu fosse gostar tanto disso, essa coisa de plantar, e cuidar e ver uma pequena mudinha ou uma semente se transformar em uma esplêndida flor é divino. 

Mas, haja paciência!

Um dos motivos que me fizeram entrar nessa história toda de plantinhas.

Mexer com as plantas nos traz uma série de benefícios comprovados, entre esses podemos citar que alivia as tensões, ajuda no controle da baixa/alto estima, é bom para a depressão, etc.

http://florplantas.blogspot.com.br/2009/01/o-benefcio-que-as-plantas-nos-trazem.html

Mas, para mim foi algo além de benefícios.

Tudo começou com esse Bonsai que ganhei do meu esposo.


Pesquisando como cuidar dele e tudo o que ele precisava, me deparei com a seguinte questão: 

- Quantos anos ele tem?

Eu  precisava saber quanto tempo ele ia viver, mas, para poder saber isso eu precisava saber qual a idade do meu bonsai.

Compartilho com vocês esse site muito bom com instruções sobre como cuidar de vários tipos de bonsai, o meu é Tuia Azul.
 http://www.bonsaikai.com.br/textosparaleitura/GuiadeCuidados/TuiaPsifera.htm

Eu não descobri a idade do meu bonsai, mas fiquei com uma vontade imensa de cuidar de uma plantinha desde o início de sua vida e acompanhar todas as etapas, para uma pessoa leiga nesse assunto como eu, isso tem sido uma aventura e tanto.

E claro como toda mulher exagerada, uma plantinha apenas é pouco né, então...

Busquei por flores e plantas que além de trazer alegria e beleza para minha casa, ainda trouxessem aquela coisa de energia boa, sorte, tirassem o mal olhado, levantassem o nosso astral, toda aquela coisa que a gente sabe que tem tudo a ver, mas não da muita bola, agora era o momento de por tudo a valer, e começar fazer acontecer na minha vida.

É uma questão de troca, eu darei muito amor, cuidados e carinho e receberei luz, alegria, paz, e todos os poderes e bênçãos que cada plantinha tem para dar.

Antes de comprar as sementes, adquiri uma alfazema e um cacto, ambos muito perfumados, o ruim é que também não sei a idade deles, sei que a Alfazema é muda nova pois a senhora que me vendeu disse que ela havia acabado de chegar lá, e pelo tamanho só pode ser mesmo.



Comprei nesse local perto de casa: www.avaranda.com.br

O cacto não requer muitos cuidados, não pode ser sempre regado, no frio uma vez a cada quinze dias e olhe lá, é uma planta do deserto, eu andei pesquisando e acho que vai dar flor, tomara ... 

A Alfazema ou Lavanda tem tantos benefícios entre eles seguem alguns de propriedades medicinais: Analgésica, Anti-séptica, Antiemética, Antiespasmódica, Antiinflamatória, Antiperspirante, Aromática, Calmante, Carminativa, Cicatrizante, Desodorante e Tônica.

Descobri que ela não gosta de sol direto e nem de vento, pois ela murcha na hora, interessante que se ela está no jardim, recebe muito vento e continua linda, mas acho que as de vasos são temperamentais, ou pelo menos essa.

Eu imagino que talvez precise colocá-la em um vaso maior, mas, também li que se estiver em vaso pequeno ela não crescerá muito e como quero florzinhas pequenas para apartamento, então acho que vou esperar mais um pouco para ver no que dá. Ontem fez 1 mês que estou com ela, e ela já cresceu esta bem bonita, mas nada de flores, li que no primeiro ano de vida as Alfazemas não dão flores, mas quem sabe quando chegar a primavera, de repente...
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alfazema/index.php

Comprei um kit de sementes (Kit cultivar 4 desejos) que traz tudo de bom e melhor:
http://www.lojadojardim.com/Produto-A---Kits-para-Cultivo-Kit-Saude---Pimenta-Kit-Cultivar-4-Desejos---HEJPLT035-versao-1135-1170.aspx
Esse site é bem legal, vem o kit já com vasinho, substrato tudo o que precisa p/ plantinha dar certo, acho até que as sementes são pré selecionadas, porque as minhas foram muito bem, o kit vem com sementes de trevo de 4 folhas, girassol, pimenta dedo de moça e flores do campo.
Cada qual com sua beleza e energia especial:
Trevo de 4 folhas: Simbolo mais tradicional de boa sorte, de prosperidade, saúde e fortuna.
Girassol: a flor da energia solar, simboliza fama, sucesso, sorte e felicidade
Pimenta dedo de Moça: por seu ardor é um forte amuleto, pois a pimenteira tem o poder de repelir os maus fluidos
Flores do Campo: Energia do renascimento. Favorece as transformações e mudanças de casa, de emprego e até comportamentais.

Com exceção das pimentinhas as outras sementes já brotaram, mas tudo bem, ainda estou no aguardo, pois pelo que tenho lido demora de 40 a 50 dias para cultivar a pimenta, ainda não fez um mês, então estou no prazo.
O girassol e as flores do campo com uma semana já apareceu um verdinho lá, e o trevo era um bulbo, também apareceu uma parte vermelhinha, sim o caule do trevo é vermelho a coisa mais linda, aliás o trevo merece um post só p/ ele, meu trevo gigante, quase um feijão mágico, rs.

Com duas semanas o girassol já tinha atingido 10 cm, segundo as instruções que vem junto, quando atingisse 10 cm, eu deveria colocar num vaso maior, e nessa hora é que eu pequei, achei que as mudinhas estavam muito grudadas e ao colocar no vaso maior tentei separar, quanta imaturidade, pois o que elas precisavam mesmo era ficar juntinhas, as mudinhas se enfraqueceram, e só sobrou duas, mas tudo bem, não vou desanimar, antes duas do que nenhuma é vivendo que se aprende, #ficaadica que não se pode separar as mudinhas mesmo que o vaso seja grande de mais e do outro lado tenha muito espaço p/ elas, pode ser que por cima não apareça, mas por baixo as raízes tomam conta.
A esquerda Flores do Campo e a Direita os Girassóis
Trevo de 4 Folhas "Mágico"










Bem agora é esperar que elas todas cresçam e fiquem lindas, e claro sempre regando, dando amor, carinho, e pedindo para todos os meus amiguinhos espirituais ficarem lá de olho nelas.

Vejam elas todas na minha sacada, olha que coisa mais linda!!! Uma hora além do colorido dos vasinhos haverá o colorido das flores. E tomara que essa hora não demore muito!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!