Don't Hesitate!!!!

segunda-feira, novembro 18, 2013

Top Chef's Tavana

E la vamos nós falar de comida de novo, até porque essas são uma das coisas  que mais gosto na vida, entre tantas outras, claro, mas essa vale muito a pena repetir o assunto.
Dessa vez, vou falar de pratos rápidos e práticos, alguns até lights.

Nesse calor a gente não consegue comer nada muito pesado, para não sentir ainda mais calor, então, vale a pena abusar das frutas e receitas leves e rápidas tudo para ajudar a refrescar.

Além do que ninguém quer passar muito tempo esquentando a barriga no fogão, então essas receitas são rápidas, não passamos nem uma hora na cozinha em cada uma delas.

É importante dizer que as receitas e medidas que citarei, são para porções pequenas, no caso sempre serve dois gulosos, rs  meu esposo e eu, mas dependendo da quantidade o tempo no forno pode mudar, mas nada de exageros, tudo é muito simples, suja um pouco de louça mas no calor ninguém acha tão ruim mexer na água.

Abobrinha Recheada

Outro dia fiz uma abobrinha recheada, e meu esposo adorou, da um pouco de trabalho tirar o recheio da abobrinha sem quebrar, mas vale a pena, fica bom de mais.


Não tem muito segredo, coloca a abobrinha, inteira, sem cortar, um pouquinho  na água e põe para ferver, quando começar a ferver conta no máximo uns 10 minutos, "se a abobrinha for grande", se não coloca menos, se deixar tempo de mais ela fica muito mole e depois quebra quando for colocar o recheio.
Enquanto a abobrinha fica na água, prepara o recheio que pode ser o que você gostar mais, eu fiz de salsicha, mas com carne moída também deve ficar ótimo, um dia vou fazer.
Depois, que tirar a abobrinha da água, deixa esfriar um pouco, corte ao meio, tire um pouco do meio sem chegar na casca, de modo a ficar uma canoinha, e daí é só rechear, jogar um pouco de queijo ralado parmesão por cima, ou queijo mussarela,  coloque um pouco de azeite, leve ao forno já pré aquecido temperatura de 180 á 220 graus, e deixar lá uns 20 minutinhos.

Fica muito bom !!!!

Meu esposo também manda muito bem como chefe de cozinha, e quando esta inspirado, faz algumas coisas bem requintadas...

Salmão ao molho de mostarda e mel
by Rafael Tavana

Molho: Um pouco de azeite, um pouco de mostarda e shoyo, mais ou menos 15 ml de cada, e uma colher de sopa de salsinha desidratada.
O salmão compramos cru, mas já o filé cortado.
Misture todos os ingredientes do molho e coloca sobre o salmão em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno de 35 á 40 minutos, em temperatura média.
Sirva sempre com legumes, estes sempre combinam ...


Esfihão de Carne 
by Rafael Tavana

Essa receita não é lá muito leve, mas se você fizer com trigo integral e leite desnatado, pode ser que fique menos calórico.
Essa receita ele pegou do Edu Guedes
http://receitas.eduguedes.com.br/esfiha-de-carne/
E fez algumas modificações, fez uma super esfiha grande com queijo mussarela de recheio.



Pizza Quadrada com pão de forma
By Rafael

Essa creio ser a receita que mais engorda, porém super rápida e diferente p/ fazer num sabado a noite, engorda a gente um pouquinho, mas emagrece o bolso, pois gastamos bem menos do que uma pizza tradicional.

Coloque o pão de forma numa assadeira untada (ou anti-aderente)
Cubra com uma camada de molho de tomate (de preferência molho refogado com cebola), 
Coloque uma camada de mussarela fatiada
e para o creme de queijo, uma caixa de creme de leite e esquente com azeite e com alguns pedaços de queijo (eu utilizei queijo estepe), assim que engrossar, tire do fogo e misture o milho verde
depois, coloque cebola cortada sobre a mussarela, e cubra com o creme de queijo.

Coloque no forno pré-aquecido por 10 minutos em 220 graus... 

Como vocês podem fazer uma ideia pela foto ..... Fica Show de bola!!!!!




Nuggets de frango com Doritos

A receita inicial foi o Rafael quem trouxe, mas eu dei uma aprimorada e ficou bem legal, eu curti muito.

Eu fiz assim, cortei uns 500 gramas de frango em pedaços, refoguei com tempero e cebola até ficar branquinho, coisa de 10 minutos, depois bati tudo no liquidificador.
Então misturei com umas 4 colheres de sopa mais ou menos de farinha de trigo, mas foi tudo a olho sabe, só para dar a liga mesmo e dar para fazer as bolinhas.
O Rafael triturou os doritos e bateu o ovo, e fomos passando as bolinhas do frango no ovo e depois no doritos, que nem quando faz bife a milaneza sabe, mas ao invés de farinha foi doritos. 
E no fim coloca no forno pré aquecido por uns 15 ou 20 minutos, temperatura média de 180 á 220 graus.

E fico ótimo !!!! Deu sei lá, uns 12 bolinhos, mas depende do tamanho do bolinho também. Da para fazer isso para comer como aperitivo, mergulhar no molho rosê, ou mistura a maionese com shoyo, ou somente Ketshup e Mostarda, ou comer com legumes... ou como você quiser !!!

Essa receita da um pouco mais de trabalho do que a original, mas vale a pena !!!




Camarão com molho pesto e Cani ao shoyo

Camarão: Refoguei um pouco de camarão rosinha aqueles menores com manteiga e cebola e um pouco de curry, depois separei.

Molho: a receita não é a original, mas ficou muito parecido, e sensacional:
tirei do site: http://www.sossolteiros.com/pesto-a-gambiarra-gastronomica/
basicamente é o seguinte: manjericão a gosto, queijo parmesão, azeite, nozes e castanha, triturei tudo no processador, depois levei ao fogo médio por uns 15 minutos sempre mexendo até ver o queijo dar aquela liga, coloquei um pouco de tomate picadinho também para dar um sabor meio adocicado.
Na receita do site eles usam alho, eu até gosto de olho mas acho que ficaria muito forte o molho, com tomate ficou bem suave.

O cani é simples e rápido, só refogar com um pouquinho de shoyo manteiga e cebola, uns 15 minutos, o tempero a gosto.

E pronto, dois pratos finos, leves e quase rápidos se não fosse pelo trabalho que da lavar o processador ao final....


E para encerrar, essa é de hoje e sugestão do meu chefe:

Berinjela grelhada ao molho de alcaparras com Bacon

Primeiro cortei o Bacon em fatias e coloquei no Grill, sei lá foi por quase 10 minutos, tem que ficar virando p/ dorar os dois lados do bacon e ficar torradinho.
Enquanto isso cortei as berinjelas em fatias, tirei os bacons e coloquei no grill direto, para que as fatias de berinjela pegassem um pouco do sabor do bacon, e ficou lá no grill por uns 5 minutos, quando apertei e vi que o meio estava fofinho e a casquinha meio durinha eu tirei.

O molho de alcaparras, eu fiz com cebola, uma colher de sobremesa de manteiga, e umas 3 colheres de sopa de mostarda, misturei tudo no fogo por uns 5 minutos, e joguei por cima da combinação toda.

Ah faltou falar do queijo, isso foi por conta do Rafael....





O que vale é ser criativo, e pelo menos nesse assunto, criatividade é o que não falta na minha casa !!!