Don't Hesitate!!!!

segunda-feira, abril 21, 2014

Chocolate - Schokolade - Cioccolato - Choklad - Chocolat - шоколад - チョコレート


Já que é pascoa e tem toda essa historia de presentear com ovos de chocolate, resolvi escrever sobre chocolate.
Eu postaria ontem, contudo eu estava muito ocupada quase tendo uma overdose de chocolate então ficou para hoje que ainda esta valendo, mesmo porque ainda tem muito chocolate para comer ....
A maior parte do conteúdo postado aqui hoje, não serão palavras minhas, para mais detalhes, notar os hiperlinks no decorrer do post.

Voltando sobre o assunto pascoa, entenda a origem dos ovos de pascoa: 

O ovo de chocolate ou ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento. Outros povos como os gregos e os egípcios também coloriam ovos de galinha oco, porém em datas diferentes.
O ovo é símbolo bastante antigo, anterior ao Cristianismo, que representa a fertilidade e a renascimento da vida. Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no Equinócio da Primavera (21 de Março) era um costume que celebrava o fim do Inverno e o início de uma estação marcada pelo florescimento da natureza. Para obterem uma boa colheita, os agricultores enterravam ovos nas terras de cultivo.
Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a cultura pagã de festejo da Primavera foi integrada na Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.....
Os ovos de chocolate vieram dos Pâtissiers franceses que recheavam ovos de galinha, depois de esvaziados de clara e gema, com chocolate e os pintavam por fora. Os pais costumavam esconder ovos nos jardins para que as crianças os encontrassem na época da Páscoa. Com melhores tecnologias, a partir do final do século XIX, se difundiram os ovos totalmente feitos de chocolate, utilizados até hoje....

Muito bom, agora vamos falar do chocolate e tudo o que ele pode nos oferecer de benéfico, deixemos um pouquinho de lado aquele medo de engordar ou a dúvida se pode fazer mal,  todos sabemos que tudo que é demasiadamente exagerado pode ter seus malefícios então basta apreciar com moderação e juízo, pois o único mal quem pode fazer á você, é você mesmo.

Origem e como é feito

      O cacaueiro, de nome científico Theobroma cacao, é uma planta nativa de uma região que vai do México, passando pela América Central, até à região tropical da América do Sul, que vem sendo cultivada desde há pelo menos três mil anos na região. Os primeiros registros de seu uso datam do período olmeca. No entanto, existem evidências que indicam cultivo anterior a esse período. Desde a sua domesticação, o cacau é usado como bebida e, depois, como ingrediente para alimentos. Durante a civilização maia, era cultivado e, a partir de suas sementes, era feita uma bebida amarga chamada xocoatl, geralmente temperada com baunilha e pimenta. O xocoatl, acreditava-se, combatia o cansaço, além de ser afrodisíaco.
      O chocolate é um alimento feito com base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. A partir dos Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde popularizou-se, especialmente a partir dos séculos XVII e XVIII. Contudo, em função das necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível o seu plantio na Europa e por isso as colônias americanas de clima tropical úmido continuaram a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na África Ocidental.
      O chocolate tal como é consumido hoje é resultado de sucessivos aprimoramentos realizados desde o início da colonização da América. O produto era consumido pelos nativos na forma de bebida quente e amarga, de uso exclusivo da nobreza. Os europeus passaram a adoçar e a misturar especiarias para adequá-lo ao seu gosto. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate com leite e depois na forma de um sólido. 


Benefícios para a Saúde

O quesito moderação se faz necessário aqui, desse modo podemos apreciar os benefícios que o chocolate pode nos trazer á saúde.

- Rico em antioxidantes, ele pode ajudar a prevenir o envelhecimento causado pelos radicais livres e melhorar o fluxo arterial. O chocolate contém vários tipos de minerais, como o manganês, o potássio e o magnésio, além das vitaminas A, C e do complexo B, o meio amargo ainda é mais benéfico, Ele possui flavonoides, que reduzem o colesterol ‘ruim’ (LDL), elevam o ‘bom’ (HDL), são estimulantes cerebrais e têm efeito antioxidante sobre o sistema cardiovascular e circulatório, impedindo a deposição de gordura nas artérias. É indicado por nutricionistas e outros profissionais da saúde, porque é feito com os grãos de cacau 
torrados sem adição de leite... 

O programa Bem Estar da Editora Globo que passou na Sexta-Feira dia 18/04 apresentou uma matéria muito completa sobre todos os benefícios do chocolate, como prepará-lo, soluções para as pessoas que não podem exagerar por problemas de saúde, etc, enfim, não há muito o que eu possa dizer, eles já dizem tudo o que precisa, vale a pena ler a matéria e assistir os videos:

E há muitos outros benefícios a matéria no link a seguir, mostra como utilizar o chocolate como aliado á beleza, nos tratamentos de revitalização do cabelo, combate a celulite e ressecamento de pelo entre outros:


E isso é tudo por hoje, agora vou lá comer mais um pedacinho do meu ovo de pascoa sem peso na consciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar!